Muitos dos pacientes que sofrem nas filas de hospitais superlotados poderiam ser melhor atendidos se a nova sede do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) já tivesse sido inaugurada. Mas o atraso da obra do novo prédio já é de um ano e meio. E a fila de espera para uma cirurgia ortopédica tem mais de 20 mil pessoas.
O endereço da nova sede é estratégico: Avenida Brasil, uma das principais vias do Rio. O Into vai funcionar no edifício que por três décadas abrigou o Jornal do Brasil. A fachada foi mantida mas ganhou janelas novas. E o prédio recebeu quatro anexos.
Na área interna, ainda em obras, grandes vãos sustentados por pilastras foram reformados. Mas nem todos os andares já receberam a mobília, uma das pendências para a entrega do novo Into. A passarela que dá acesso ao hospital também não foi concluída.
O prazo de início de funcionamento do hospital era 2009. Mas de acordo, com o diretor do Into, Geraldo Motta, houve imprevistos durante a reforma. E uma nova data foi anunciada: agosto deste ano.
Com a abertura do novo hospital, a expectativa é triplicar o número de operações e de consultas ambulatoriais. Isso poderia diminuir a angústia de milhares de pessoas que estão na fila. Atualmente, para operar o joelho ou a coluna, por exemplo, que são consideradas cirurgias de alta complexidade, o paciente tem que esperar pelo menos três anos e meio.
O Into funciona em um prédio no Centro, mas as atuais instalações não atendem a tanta procura. “Hoje é extremamente demorado esse atendimento, até porque há um déficit muito grande de ortopedistas na rede de emergência de uma forma geral”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze.
fonte: http://g1.globo.com
já está funcionando. sou paciente de lá.
ResponderExcluirmas não tem tomógrafo e a fila ainda é imensa.
a equipe é a mesma do prédio antigo...