sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ARTROLOGIA (aula 2)

DIARTROSES.

Os ossos que formam a articulação têm uma cavidade articular (sinovial), essas articulações permitem amplos movimentos e os ossos são fixados por elementos característicos, como:

Cartilagem articular – é uma cartilagem hialina, constituída de células cartilaginosas (condrócitos), possuem funções de amortecimento.

Cápsula articular – envolve a articulação, promovendo maior fixação, segurança e proteção das extremidades ósseas. Produz o líquido sinovial.

Membrana sinovial – é uma membrana de tecido conjuntivo vascular, que reveste internamente a cavidade articular.

Líquido sinovial – trata-se de um líquido viscoso, claro, semelhante a clara de ovo. Possui funções de nutrição para a cartilagem e diminui a fricção sobre a cartilagem.

Ligamentos – fazem a trajetória de um osso ao outro, tendo como função reforçar todo o conjunto articular.

Discos e meniscos – compostos de fibrocartilagem, interposta entre os ossos de uma articulação. Tem função de absorção e distribuição de cargas.



TIPOS DE MOVIMENTOS DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS:

As formas das superfícies das articulações sinoviais determinam a amplitude de seus movimentos. Os seis tipos de movimentos existente nas articulações sinoviais são os seguintes (do menor movimento para o maior movimento):

- ARTICULAÇÃO PLANA (deslizante):
É a articulação sinovial que permite o menor movimento. Essa articulação permite apenas um pequeno movimento de deslizamento entre duas superfícies ósseas planas.
Exemplo: Articulações Intercarpais.




- ARTICULAÇÃO GÍNGLIMO (dobradiça):
As superfícies dessas articulações são moldadas para permitirem apenas movimentos de flexão e extensão.
Exemplo: Articulação do cotovelo.



- ARTICULAÇÃO TROCÓIDEA (pivô)
É formada por um processo em forma de um eixo de um osso, circundado por um anel ósseo, essa articulação permite apenas movimentos de rotação em um eixo.
Exemplo: articulação rádio-ulnar proximal.



- ARTICULAÇÃO ELIPSÓIDEA (CONDILAR)
Essa articulação consiste em um osso de superfície óssea de formato convexo, articulando-se a um osso de superficie de formato côncavo, permitem movimentos de flexão, extensão, adução e abdução.
Exemplo: articulação metacarpo-falangeana.



- ARTICULAÇÃO SELAR (em sela)
Dois ossos com superfície em forma de "sela" (côncavo-convexa) encaixam-se formando esse tipo de articulação.
Exemplo: primeira articulação carpo-metacárpica.



- ARTICULAÇÃO ESFERÓIDEA
Uma superfície óssea em forma de esfera articula-se à uma concavidade óssea, esse tipo de articulação sinovial é oque permite o maior movivento. A profundidade da cavidade determina o grau de movimento da articulação.
Exemplo: Articulação do quadril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário