quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ARTROLOGIA (aula 1)

ARTICULAÇÃO - (Dispositivo pelo qual dois ou mais ossos se unem formando uma juntura)

Sem as articulações seria impossível o ato da locomoção do corpo humano, uma vez que o osso é rígido demais e não se dobra.

O esqueleto humano possui tipos variados de articulações, que podem ser classificadas de acordo com a mobilidade permitida, CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL, ou com o tecido que as compõem, CLASSIFICAÇÃO ESTRUTURAL.

CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL: funcionalmente as articulações são classificadas de acordo com a amplitude de movimento em SINARTROSES, ANFIARTROSES E DIARTROSES.

SINARTROSES – são articulações totalmente imóveis.
ANFIARTROSES – são articulações que permitem movimentos curtos.
DIARTROSES – são articulações que permitem amplos movimentos.

CLASSIFICAÇÃO ESTRUTURAL: o tipo de tecido que compõe uma articulação define sua classificação estrutural, que pode ser FIBROSA, CARTILAGÍNEA OU SINOVIAL.

ARTICULAÇÕES FIBROSAS
São articulações formadas por feixes de fibras. Os tipos de articulações fibrosas são os seguintes:

- SUTURAS – são articulações imóveis, por serem formadas por feixes de fibras muito curtos. Exemplos são as articulações dos ossos do crânio e da face.Funcionalmente são classificadas como SINARTROSES.


- SINDESMOSE E MEMBRANA INTERÓSSEA – São membranas que ligam ossos um ao outro. A sindesmose permite movimento, por possuir fibras mais longas.É uma articulação que permite discreto movimento, nesse caso o tamanho das fibras que compõem a articulação são longas o suficiente para permitirem esses movimentos. Exemplo de sindesmose é a articulação tíbio-fibular distal. Por permitirem pouco movimento, são classificadas, funcionalmente como ANFIARTROSES.



- GONFOSE – é a articulação entre a raiz dos dentes e os alvéolos da mandíbula e maxila. São funcionalmente classificadas como ANFIARTROSES.


ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS
São articulações formadas por tecido cartilaginoso, e são de dois tipos: as SINCONDROSES e as SÍNFISES.

- SINCONDROSES – São articulações temporárias e ocorrem entre a diáfise e as epífises dos ossos longos (placa epifisária) e na união dos três ossos que formam o osso do quadril, essas articulações desaparecem na fase adulta, quando a cartilagem hialina da placa epifisária é substituída por osso. são classificadas funcionalmente como SINARTROSES.


- SÍNFISES – são caracterizadas pela presença de um disco de fibrocartilagem unindo duas superfícies ósseas. Exemplos são os discos intervertebrais e a sínfise púbica. essas articulações permitem discretos movimentos e por isso são classificadas como anfiartroses.




ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
São normalmente articulações de amplo movimento (diartroses), com exceção da articulação sacro-ilíaca (anfiartrose), essas articulações são caracterizadas, principalmente, pela presença de uma cápsula articular que estará preenchida pelo LÍQUIDO SINOVIAL, um líquido lubrificante e viscoso que facilita os movimentos articulares. As articulações sinoviais estão presentes, principalmente nos membros superiores e inferiores.

2 comentários:

  1. SINCONDROSES podem ser temporárias e permanentes!!!
    Condrocostal e SINCONDROSES permanente.

    ResponderExcluir