sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Primeiros colocados dão dicas sobre como estudar para concursos

O objetivo de todo candidato que presta concurso público é conquistar uma vaga no setor público, independentemente da classificação final. Conseguir o primeiro lugar é, portanto, um mérito obtido após muita dedicação. Candidatos ouvidos que conseguiram essa façanha trilharam um longo caminho, que inclui vários concursos prestados, até verem seus nomes no topo da lista de aprovados.

Veja os conselhos de quem passou em primeiro lugar em concursos

Motivação

Todo projeto de longo prazo terá momentos de ânimo e vontade de desistir. Procure se preparar para os dias de baixa: eles virão e você vai precisar aprender a lidar com eles. A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar os motivos que o estão fazendo estudar, ter planos, persistir.

Lazer e o estudo

Com organização, disciplina e força de vontade, é possível conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer. A qualidade de vida associada às técnicas de estudo são muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
Administração do tempo
Faça um quadro horário, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas, o que vai levá-lo a estabelecer prioridades. Também é recomendável que você separe tempo suficiente para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou relacionamento.

Humildade

Não queira parecer mais inteligente que o examinador ou criticá-lo. Preste atenção mesmo às questões fáceis ou aparentemente simples. Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo não é ser o primeiro colocado, e sim acertar as questões, tentar fazer o máximo de pontos, mas ficar feliz se acertar o mínimo para passar.

Provas

Em provas objetivas, seja metódico ao responder. Nas dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. O início e o final das dissertativas devem ser breves; o desenvolvimento (miolo) serve para demonstrar seus conhecimentos sobre o tema. Nessa parte, anote tudo o que você se recordar sobre o assunto e estabeleça relações. Se não tiver certeza a respeito de um comentário, adendo ou exemplo, elimine-o.

Simulados

Para os simulados, resolva questões e provas da matéria que estudou, como forma de fixar o conteúdo. Periodicamente, faça um concurso simulado, observando o tempo real da prova e o uso apenas do material permitido pelo processo seletivo. Outra dica boa é fazer os simulados oferecidos pelos cursos preparatórios.

Mudança de paradigma

Se você está acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, aprenda a vê-la com os olhos do examinador. Em duplas ou grupos, passe a fazer provas e trocá-las para correção. Corrija-as como se fosse o próprio examinador. Você aprenderá a ver a prova com outros olhos e isto facilitará seu desempenho quando reassumir o papel de aluno. Treine para fazer provas orais reparando a postura e respostas do colega como se você fosse da banca.

Cores

O uso de mais de uma cor nas anotações estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Pode-se correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais “quentes” para cair, o que está em azul são as exceções, os princípios podem ficar na cor verde, e assim por diante.

Leitura

Na primeira leitura, procure apenas a idéia principal, conteúdos importantes que sejam rapidamente captados. Essa primeira leitura é rápida, descompromissada, sem a preocupação com a compreensão total. Na segunda leitura faça uma análise melhor, comece a tirar conclusões pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar. Na terceira leitura, você já pode sintetizar, resumir. Ao final dela você já deverá sentir-se apto a fazer um texto sobre o tema.

Escrita

Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe horários específicos apenas para isso. Experimente começar a escrever um diário, poesias, contos, fazer descrições de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertações sobre assuntos em geral e assuntos da matéria da prova, resumos de livros e filmes.

Fonte: William Douglas, autor do livro "Como passar em provas e concursos", da Campus/Elsevier

"Ser primeiro colocado é um 'acidente', algo que acontece. Apenas é o resultado de naquele dia, e naquele grupo, você ter tido o melhor resultado. A garra, a determinação e disciplina são necessárias para a aprovação de qualquer um, não só do primeiro", diz William Douglas, que passou em primeiro lugar em quatro dos sete concursos públicos em que foi aprovado, entre eles para juiz e defensor público.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Concurso ministério da saúde 2012 edital previsto

O Ministério do Planejamento acaba de autorizar o Ministério da Saúde a realizar dois concursos públicos na área de saúde. Ao todos, serão oferecidas 733 vagas para o ano de 2012, ou seja, uma excelente oportunidade para quem busca uma chance no mercado de trabalho.

O primeiro concurso será destinado à contratação temporária de 533 profissionais por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. Das vagas, 171 serão destinadas aos candidatos com nível superior e 362 para nível médio.

Segundo informações do Ministério do Planejamento, a contratação dos profissionais deverá ser feita via processo seletivo simplificado. Já, o prazo de duração dos contratados será de, no máximo, até o dia 30 de junho de 2012.

Vale ressaltar que as providências relacionadas à efetivação das contratações temporárias ficarão sob a responsabilidade do Ministério da Saúde. Em contrapartida, o provimento dos cargos terá a extinção de 589 postos de trabalho terceirizados que estão em desacordo com a legislação vigente.

O segundo edital previsto para 2012 refere-se a nomeação de 230 médicos para exercício nos hospitais federais e institutos vinculados ao Ministério da Saúde, no município do Rio de Janeiro. Uma vez que, os candidatos foram aprovados em concurso público realizado em 2009.

As vagas pertencem ao contingente adicional de até 50% do número previsto em edital, permitido pelo Decreto 6.944/09. Inicialmente, o edital MS nº 56/2009, do concurso para o Ministério da Saúde, ofereceu originalmente 468 vagas. A nova liberação consta da Portaria nº 478, publicada no Diário Oficial da União de terça-feira.

Os novos contratados irão atuar nas seguintes unidades de Saúde: Hosp. de Bonsucesso, Hosp. dos Servidores do Estado, Hosp. Geral da Lagoa, Hosp. Geral de Jacarepaguá, Hosp. Geral de Ipanema, Hosp. Geral do Andaraí, Instituto de Cardiologia – INC e Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia – INTO.